Os trabalhos com cenografia foram onde tudo começou…
Em 2017 a nossa co-fundadora e gestora de projetos, Bits, não via mais sentido no trabalho que fazia, para uma agência que atendia um banco internacional. De alguma maneira ela sentia que aquele não era o caminho.
Entre trabalhos freelancers ainda no mercado de hotelaria e eventos, a Bits recebeu um convite de seu amigo Claudio Lux, para atuar como ajudante dele, em uma exposição. Ao receber o convite, foi resistente, disse nunca ter trabalhado com esse tipo de serviço antes, que não sabia fazer. Mas Lux foi insistente, e disse “eu te ensino”.
Assim foi, Lux se tornou o grande mentor da Bits na sua jornada da construção, entre exposições, e muitos trabalhos como: mobiliar uma kombi com armários e gavetas para um grupo que levava jogos para praças e escolas, transformar andaimes em arquibancadas para uma equipe de circo, fazer molduras de peroba para desenhos de um artista. E ainda o maior projeto entre eles, a Cabana Pitoresca! Que começou entre muitos devaneios de como ela poderia ser, mas ao pegar palitinhos e cola, e iniciar uma maquete, a Cabana se materializou, se tornando mais real a cada dia.
Na Cabana, Bits pode experienciar todos os papeis de uma construção, começando pelo sonho de ter uma casa e uma família, aos devaneios de como essa casa seria, qual o tamanho, quais materiais, orçamento, cronograma, contratação de prestadores de serviços, compra de material, escolhas de sistemas que respeitam o meio ambiente, faça você mesmo, anfitriar família, amigos, afetos, trabalhar, brincar no quintal, fazer jardim, horta, ter cachorro.
A Construtivas nasceu dessas trocas, dessa experiência, com esse olhar integral para o processo como um todo.
E segue com essa força e esse reconhecimento a todos os homens que fizeram, fazem e sempre farão parte das nossas construções.
Nas fotos estão um pouco dessa história. E entre elas, as exposições e instalação:
2017 – Exposição Percurso Histórico, com curadoria de Denise Mattar, realizada no Liceu de Artes e Ofícios.
2018 – Exposição ‘O Ritmo do Espaço’ de Yutaka Toyota também com curadoria de Denise Mattar, no MAM Rio.
2018 – Exposição ‘Passagens’, no Museu da Casa Brasileira.
2022 – Instalação As Mais Altas Torres Começam no Solo’ de José Spaniol, na DAN Galeria.